Cirurgia do Aparelho Digestivo

NOSSAS ESPECIALIDADES

Cirurgia do Aparelho Digestivo

A cirurgia do aparelho digestivo é a base que conduz o cirurgião para a minha principal subespecialidade, a cirurgia hepatobiliopancreática e os transplantes. Neste período da minha formação, eu tive contatos com todos os outros órgãos que completam a digestão: esôfago, estômago, intestino delgado e colón. Essa completa formação profissional, permitiu-me fundar uma pós-graduação que traz todo esse conhecimento a jovens cirurgiões gerais.

Assuntos mais comentados

imagem de um figado

Dúvidas Frequentes

O que é refluxo gastroesofágico e quando é necessária cirurgia?

Refluxo gastroesofágico é a subida do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, causando sintomas como azia e regurgitação. A cirurgia, geralmente uma fundoplicatura, é considerada quando o tratamento medicamentoso não é eficaz, há complicações como esofagite grave ou há uma hérnia de hiato volumosa associada.

Como é diagnosticado e tratado o câncer gástrico?

O câncer gástrico, ou câncer de estômago, geralmente é diagnosticado através de endoscopia e biópsia. Os sintomas podem incluir dor abdominal, perda de peso e dificuldade para comer. O tratamento varia de acordo com o estágio do câncer e pode incluir cirurgia para remover parte ou todo o estômago, quimioterapia e radioterapia.

O que é diverticulite e quando a cirurgia é indicada?

Diverticulite é a inflamação de pequenas bolsas que se formam na parede do intestino, chamadas divertículos. A cirurgia é considerada em casos de diverticulite recorrente, complicações como abscessos, perfuração intestinal, ou obstrução intestinal.

Como é tratada a doença inflamatória intestinal cirurgicamente?

Em doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, a cirurgia é uma opção quando há falha no tratamento médico, ocorrência de complicações (como estreitamento intestinal, abscessos ou perfurações) ou risco de câncer. O tipo de cirurgia depende da localização e extensão da doença.

Como é diagnosticado e tratado o câncer de esôfago

O câncer de esôfago é frequentemente diagnosticado através de endoscopia e biópsia. Os sintomas incluem dificuldade para engolir, perda de peso e dor no peito. O tratamento depende do estágio e pode incluir cirurgia para remover parte do esôfago, quimioterapia, radioterapia e terapias direcionadas.

Nossas Especialidades

Somos especialistas em estudar, diagnosticar e tratar doenças do Sistema Digestivo

imagem de um figadoHepatologia
imagem de um figadoDoenças do Pâncreas e Via Biliar
imagem de um figadoCirurgia do Aparelho Digestivo
imagem de um figadoGastroenterologia
image do aparelho digestivo

Gastroenterologia

As doenças do pâncreas e da via biliar exigem uma larga experiência para que o sucesso do tratamento seja alcançado. Com uma formação toda voltada para a essas áreas, o instituto Fábio Crescentini conta com todos os recursos para te auxiliar no diagnóstico e tratamento destas lesões. Destaque para o tratamento cirúrgico das doenças do pâncreas com mais de 500 procedimentos realizados apenas nesta área de atuação.